Bispo: O Peregrino da Solidão

Simon Schama diz que "a grande arte tem péssimos modos e que seu poder está na surpresa perturbadora".
Isso é Bispo do Rosário!


Arthur Bispo do Rosário, brasileiro, nascido em Sergipe no ano de 1909 e falecido em 1989.
Sua biografia é bastante provocadora e instigante. Foi marinheiro dos 15 aos 23 anos de idade, mas em  1938 bispo é preso como indigente e demente, sendo levado para um hospício situado na praia Vermelha (RJ).
Diagnóstico: Esquizofrênico-paranóico.
Um mês depois é transferido para a colônia Juliano Moreira onde permaneceria cerca de 50 anos, sendo 7 anos encerrado num quarto pintando e bordando, reconstruindo um mundo novo. Como ele dizia: “eu faço o que a voz manda".
Ao fim dos sete anos a voz disse: "A obra esta pronta"
Desfiava o próprio uniforme para bordar seus estandartes. Com a mesma linha azul, enrolava todos os utensílios que encontrava no pátio do hospital. Era um catador e acumulador voraz de objetos (in- úteis).
E daquele minúsculo quarto/atelier uma obra gigantesca em quantidade e qualidade beirando a genialidade aguardava a hora da passagem para o mundo real.
O escravo do Senhor havia cumprido seu trabalho. E que trabalho. O Brasil tinha um artista de calibre mundial. Um visionário com seus "ready mades”, sem ter a menor noção do que isso significava.
Seríamos capazes de distinguir num rápido olhar os objetos de Bispo junto ao de outros mestres internacionais que usam a mesma linguagem plástica? Vou mais longe... Esses objetos comuns, hoje elevados ao patamar de arte, seriam admirados e valorizados num outro contexto?
Robert Rauschenberg nasceu em Port Arthur, Texas no ano de 1925 e faleceu em maio de 2008.


Marcel Duchamp nasceu em Blainville-Crevon, França em 1887 faleceu em outubro de 1968.

Roda da fortuna de Bispo X Roda de bicicleta de Duchamp
Detalhe: Bispo nunca viu a roda de Duchamp


Arman nasceu em Nice, França em 1928 e faleceu em 2005 em Nova York. 


 Obras de Arman X Obra de Bispo

Em 2007 o jornal The Washington Post fez uma experiência sobre ARTE E CONTEXTO. Convidou um dos maiores violinistas do mundo para tocar numa estação de metrô.  Joshua Bell, vestindo jeans, boné e camiseta tocou Bach durante 45 min. com seu Stradivarius de 1713, avaliado em US$ 3,5 milhões. Resultado: somente três pessoas pararam para ouví-lo, apenas uma senhora o reconheceu e arrecadou a bagatela de US$ 32,17 no total.
A pesquisa mostrou que, sem ADEQUAÇÃO e CONTEXTO a arte não existe.
"É difícil enxergar o seu ambiente quando você está no seu ambiente. Procure o visível invisível" 
                                            Joshua Davis